domingo, 3 de maio de 2026

O não civilizado e o anti civilização


A conversa não aconteceu num lugar marcado no mapa.

Se alguém tentasse localizar, erraria por princípio: era uma margem — de rio, de linguagem e de entendimento. A água corria lenta, não por preguiça, mas por não ver urgência em obedecer expectativas humanas.

O indígena estava sentado como quem não “ocupa” o espaço, mas pertence a ele sem negociação. Não havia pose, nem sistema. Apenas presença. Seus olhos não buscavam argumento — observavam.

O outro chegou como quem vem de muito longe não só no espaço, mas na forma de pensar. Falava de civilização como quem carrega um diagnóstico pronto antes mesmo de ver o paciente.

— Tudo isso — disse o anarco-primitivista — é uma longa queda. Agricultura, linguagem complexa, técnica… cada camada nos afastou do mundo real. Precisamos retornar ao imediato. À vida sem mediação.

O indígena ficou em silêncio por um tempo que não era vazio — era escuta sem pressa.

Então respondeu, devagar:

— Você fala “retornar” como se já tivesse estado lá.

O outro sorriu, como quem acha a objeção previsível.

— Todos estivemos. Antes da civilização.

O indígena inclinou a cabeça, não em concordância nem discordância, mas como quem observa um animal estranho tentando descrever a própria floresta sem nunca tê-la tocado.

— Você lembra do começo? — perguntou.

A pergunta não era acusação. Era literal demais para ser retórica.

O outro hesitou por meio segundo — o suficiente para o rio continuar sem ele.

— Não pessoalmente — disse ele — mas como espécie, sim. A condição humana original…

O indígena interrompeu com suavidade:

— “Original” é uma palavra perigosa. Ela faz o tempo virar linha reta.

Silêncio.

O vento passou entre as folhas como se não tivesse sido consultado.

O anarco-primitivista retomou:

— Mas você não vê o problema da tecnologia, da dominação, da domesticação da vida?

O indígena olhou para a água.

— Eu vejo pessoas tentando viver bem ou mal. Vejo relações que crescem e se quebram. Vejo equilíbrio difícil. Mas você fala como se tudo tivesse sido uma coisa só antes de virar erro.

O outro se agitou um pouco, como quem sente o chão conceitual ceder.

— Não é isso. Há evidências antropológicas…

O indígena levantou a mão levemente. Não para interromper a fala — mas para desacelerar o mundo.

— Evidência é o que vocês usam quando não estão aqui.

Silêncio mais longo.

Dessa vez, o anarco-primitivista não respondeu de imediato.

O indígena continuou:

— Você quer um mundo sem mediação. Mas você fala dele usando muitas mediações. Você quer apagar o caminho depois de caminhar por ele.

A frase não tinha agressividade. Tinha constatação.

O outro respirou fundo.

— Não é sobre apagar. É sobre libertar.

O indígena finalmente olhou direto para ele.

— Libertar quem?

A pergunta ficou parada no ar.

Não tinha resposta automática disponível.

O anarco-primitivista tentou:

— O humano… da máquina social, da alienação…

O indígena balançou a cabeça levemente.

— Você fala como se o humano estivesse preso num lugar só. Mas eu não vejo isso. Vejo formas diferentes de viver, algumas difíceis, outras sustentáveis, outras quebradas. Mas não vejo uma queda única.

O rio continuava indiferente à discussão.

O outro insistiu, agora com menos firmeza:

— Mas há perda. Há afastamento da natureza.

O indígena olhou ao redor — não como quem busca “natureza”, mas como quem estranha a separação da palavra.

— Eu estou aqui — disse ele. — E isso também é natureza.

Silêncio.

Essa frase não era argumento. Era dissolução do argumento.

O anarco-primitivista parecia desconfortável, não com hostilidade, mas com a falta de onde apoiar a própria crítica.

— Então você não vê problema nenhum na civilização?

O indígena demorou mais uma vez.

— Eu vejo problema em esquecer como viver com o lugar. Vejo problema em destruir relações que sustentam vida. Mas isso não começou num único momento. Não há um antes puro e um depois caído.

O outro baixou o olhar por um instante.

— Então o que você chama de progresso?

O indígena respondeu simples:

— Movimento sem escuta vira queda. Movimento com escuta vira caminho.

Essa frase ficou mais tempo no ar do que todas as outras.

O anarco-primitivista não discordou imediatamente. Nem concordou.

Porque naquele ponto, a ideia de “retorno” já parecia menos uma solução e mais uma nostalgia teórica tentando imitar algo que nunca viveu.

O rio seguiu.

E a conversa, sem vencedor, ficou suspensa entre duas formas de imaginar a vida:

uma que queria voltar a um começo ideal,

outra que nunca saiu de lugar nenhum para precisar de retorno.


-Anhangá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário